Central de Ajuda Quaza Provedores

Homologação Itaú (Remessa e Retorno)

 

Neste manual vamos demonstrar como homologar a cobrança do Itaú no sistema Quaza.

 

1º. Faça a pré-configuração da carteira de cobrança no sistema Quaza, se tiver dúvidas sobre como criar ou configurar a carteira, acesse a nossa documentação Explicação da tela Carteira de Cobrança;

 

2º. O banco precisa mandar um e-mail com as informações necessárias para o processo de implantação de cobrança via troca de arquivos  CNAB 240  Carteira 109. 

Após receber o e-mail e configurar a carteira de cobrança, gere boletos teste e arquivo de remessa destes boletos devem ser gerados através do sistema da empresa (Quaza).

 

3º. Envie o arquivo de remessa ao Itaú seguindo o seguinte caminho: Acessar a conta no site do Itaú > Home > Mais > Transmissão de Arquivos > Transmissão (selecionar o ambiente teste) > Remessa > Enviar > Produto cobrança 240 > Escolher arquivo > Enviar.

 

4º. Envie por e-mail os boletos de teste criados e o arquivo de remessa. Os boletos enviados devem ser os mesmos títulos enviados no arquivo remessa em teste transmitido.

 

5º. Após o banco disponibilizará o arquivo de retorno para que você processe no sistema Quaza e confirme a baixa dos boletos, confirmando assim que a homologação está funcional.

Obs: Caso o boleto não tenha baixado, você poderá conferir o motivo através da tela Retorno Item, caso tiver dúvidas de como conferir acesse a documentação Saiba como checar se os boletos da remessa foram baixados ;

 

Segue abaixo a Rota no Bankline (site) para envio do arquivo Teste:

Mais > Transmissão de Arquivos > Transmissão Teste > Remessa > Enviar > Produto Cobrança > incluir o Arquivo > Enviar

Dicas para facilitar a homologação: 

  •      O Itaú não utiliza código de cedente, convenio, variação ou contrato, caso seja obrigatório o no sistema, preencher com agência e conta sem o digito.
  •      Carteira 109 o Nosso Número é de responsabilidade da empresa e deve ser gerado de forma crescente para que não se repita.
  •      Extensões: O Banco aceita as extensões .TXT e .REM no arquivo remessa.
  •      Não deve ser utilizado nenhum tipo de compactador de arquivos;
  •      O Limite técnico de processamento de arquivo é de 2G, porém o limite de tamanho de arquivo a ser enviado para o canal é de 125MB, isso significa que arquivos entre 125MB e 2GB precisam ser enviados zipados.
  •      Podemos seguir as orientações de zipar a partir de 20MB apesar do canal estar preparado para 125MB, lembrando que o arquivo deve ser compactado em formato ZIP e esse zip só pode conter 1 único arquivo.
  • Para nomear o Arquivo Remessa deve-se utilizar no máximo 8 caracteres, exemplo: Cobr0104.txt.

 

 

ATENÇÃO:

Os valores das tarifas (registro e baixa) são definidos pela plataforma de pagamento, e o Provedor deve estar ciente das tarifas aplicadas. Em caso de dúvidas, deverá entrar em contato com o banco. Além disso, é importante estar ciente de que o valor da tarifa do boleto pode variar conforme a forma de pagamento, sendo diferente quando pago via Pix ou código de barras.

Os arquivos precisam ser enviados com 48h de antecedência ao vencimento do boleto criado.

 

 

Em caso de dúvidas ou problemas, não hesite em contatar nosso suporte. Estamos aqui para ajudar!

Agradecemos por utilizar nossa documentação!