Neste manual vamos demonstrar homologar a cobrança do Santander no sistema Quaza.
1º. Faça a pré-configuração da carteira de cobrança do Santander no sistema Quaza, se tiver dúvidas sobre como criar ou configurar a carteira, acesse a nossa documentação Explicação da tela Carteira de Cobrança;
2º. Faça login no app ou site do Santander, e acesse a área de Teste de Arquivo, em seguida selecione Como Formatar, conforme imagem abaixo:

3º. Após selecionar "Como formatar", haverão 3 opções, Regras de formatação de arquivos, Dados do convênio e Dados do boleto. Conforme imagem abaixo:

Na primeira opção terá manuais de formatação de arquivos de Cobrança Layou, no segundo terá Dados do número do seu convênio, e dentro do terceiro terá instruções de preenchimento de boletos.
4º. Crie um arquivo de remessa conforme explicado nos manuais acima, e então clique no botão Testar arquivos no fim desta tela. Em seguida você precisa selecionar o código de estação e então realizar o upload do arquivo .txt ou .rem conforme imagem abaixo, assim o botão avançar vai estar habilitado.

Obs: Você pode usar boletos de teste do provedor com uma carteira Santander para estes testes a seguir.
5º. Assim que avançar, o sistema vai analisar os arquivos enviados e mostrar o resultado da análise, conforme imagem abaixo:

Recusado: Todos os registros foram recusados na avaliação.
Aceito Parcialmente: Alguns registros foram recusados e outros foram aceitos na avaliação.
Aprovado: Todos os registros do arquivo foram aprovados.
6º. Você pode clicar no teste para abrir mais informações sobre determinado teste. Após realizar os testes, você também pode Validar os boletos, conforme indicado abaixo:

7º. Preencha a linha digitável e o código de barras, após clique em validar, irá aparecer na tela o resultado da validação, conforme imagem abaixo:

8º. Após realizar os testes de arquivo de remessa e boletos, você pode fazer a consulta das validações de retornos e sua configuração no sistema, para isso, acesse Consultar Retornos, conforme indicado abaixo:

9º. Processe o arquivo de retorno no sistema Quaza, e confira se o boleto realmente foi baixado ou se teve algum erro

Obs: Caso o boleto não tenha baixado, você poderá conferir o motivo através da tela Retorno Item, caso tiver dúvidas de como conferir acesse a documentação Saiba como checar se os boletos da remessa foram baixados.
10º. Acessando Teste de arquivos > Consultar histórico de testes você poderá visualizar todos os arquivos que já foram testados e os respectivos status, segue imagem indicando a opção a ser selecionada:

ATENÇÃO:
Os valores das tarifas (registro e baixa) são definidos pela plataforma de pagamento, e o Provedor deve estar ciente das tarifas aplicadas. Em caso de dúvidas, deverá entrar em contato com o banco. Além disso, é importante estar ciente de que o valor da tarifa do boleto pode variar conforme a forma de pagamento, sendo diferente quando pago via Pix ou código de barras.
Os arquivos precisam ser enviados com 48h de antecedência ao vencimento do boleto criado.
Em caso de dúvidas ou problemas, não hesite em contatar nosso suporte. Estamos aqui para ajudar!
Agradecemos por utilizar nossa documentação!