Central de Ajuda Quaza Provedores

Explicação da tela Concentrador

 

Através desta tela você poderá visualizar todos os seus concentradores já adicionados, também é possível editá-los ou adicionar novos.

 

Ao acessar o Menu > Rede > Concentrador, você irá visualizar a seguinte tela:

Na tela do concentrador é possível visualizar cada um dos concentradores adicionados anteriormente, ou ainda adicionar um novo se necessário. Também é possível aplicar filtros caso precise de alguma informação específica. Segue abaixo uma breve explicação da tela:

1. São os campos para aplicação de filtros, caso tenha dúvidas fazer os filtro acesse o nosso guia Como criar filtros no sistema ;

2. O botão "+ adicionar concentrador" permite adicionar um novo concentrador ao sistema, ao clicar abrirá a seguinte tela:

Preencha todos os campos da aba Principal, segue abaixo uma breve explicação de cada um:

Nome: Dê um nome de fácil identificação para o concentrador;

IP Radius: IP que o concentrador irá enviar para o sistema como IP do Radius;

IP Acesso: IP que o Sistema utilizará para acessar o concentrador;

*Caso haja um direcionamento, lembre-se de considerar a rota que será feita, nesse caso ip's de entrada e saída serão diferentes.

Situação: Em caso de cadastro de um concentrador, deixe como "Ativo". Caso você não utilize mais esse equipamento, deixo desabilitado.

OBS.: O sistema, por padrão, lança tarefas na rede para validar a qualidade das conexões, para verificar quantidade de clientes ativos/inativos, caso o sistema perca a comunicação com o concentrador, essas tarefas se acumulam, e podem causar lentidão no seu sistema. Por esse motivo, sempre que deixar de utilizar um concentrador lembre-se de desabilitar ele.

Fabricante: Selecione o nome do fabricante, para saber quais os fabricantes já possuem integração com o sistema acesse a documentação Concentradores que possuem integração com o sistema ;

Versão: Preencha com a versão do equipamento que está sendo criado.

Usuário: Crie um usuário para o concentrador, recomendamos que seja "Quaza", assim facilita a identificação dos técnicos que utilizam o concentrador. Salve essa informação, você precisará dela em um passo seguinte;

Senha: Crie uma senha forte para o acesso, preferencialmente com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

POOL IPV4: Selecione uma Pool, caso queira que o concentrador utilize uma pool específica;

POOL IPV4 Bloqueio:  Selecione uma Pool, caso queira que o concentrador utilize uma pool específica para bloqueio;

POOL IPV6 PD:  Selecione uma Pool, caso queira que o concentrador utilize uma pool específica para navegação;

POOL IPV6 Prefixo:  Selecione uma Pool, caso queira que o concentrador utilize uma pool específica para tunnel;

POOL IPV6 Bloqueio: Selecione uma Pool, caso queira que o concentrador utilize uma pool específica para bloqueio;

Após, preencha também a aba Outros, segue abaixo imagem desta aba e em seguida explicação dos campos:

Forma de conexão: Forma de desconexão da conexão PPPoE utilizada pelo sistema, COA - Change of Authorization (padrão) ou Telnet - conectar-se via telnet ao equipamento para realizar a desconexão

Porta COA: A porta padrão para COA em protocolos RADIUS é a Porta 3799. Essa porta é utilizada para enviar pacotes COA-Request e COA-ACK entre o servidor RADIUS e os dispositivos que realizam o controle de acesso à rede.

Porta Telnet: A porta Telnet é a porta TCP 23 e é utilizada pelo protocolo Telnet, que é um protocolo de comunicação de rede que permite a comunicação entre dois dispositivos em uma rede, tipicamente um cliente e um servidor, de forma remota.

Porta API: A porta utilizada para acessar uma API depende do serviço ou aplicação que está sendo acessada, já que APIs podem ser oferecidas em diferentes portas, dependendo do protocolo de comunicação. A porta padrão para APIs HTTP é a porta 80, a porta padrão para APIs HTTPS é a porta 443, mas as APIs também podem ser configuradas para outras portas, como 8080, 3000, etc., dependendo da configuração do servidor.

Porta FTP: é um protocolo de rede utilizado para a transferência de arquivos entre computadores. Quando você configura um servidor FTP, ele normalmente escuta na porta 21 para conexões de controle, onde comandos de autenticação, navegação e manipulação de arquivos são enviados.

DNS: Configuração de servidores DNS para clientes VPN, permitindo que eles acessem serviços internos ou externos por nome.

Habilita Secret: A "secret" (ou chave secreta) é uma senha compartilhada usada para autenticar e proteger a comunicação entre dispositivos, como entre um concentrador de VPN e um servidor de autenticação (por exemplo, servidor RADIUS). Ela garante a segurança da troca de informações e impede que atacantes possam interceptar ou falsificar a comunicação.

SNMP: O SNMP em um concentrador de VPN é utilizado para monitoramento, gerenciamento remoto, e coleta de informações de desempenho e status do dispositivo. 
Mikrotik - public (leitura)
Cisco - public (leitura), private (leitura/escrita)
Juniper - public (leitura), private (leitura/escrita)
Huawei - public (leitura), private (leitura/escrita)
Accel - public (leitura), private (leitura/escrita)
OchoQuince - public (leitura), private (leitura/escrita)

3. O botão editar permite visualizar e editar as informações adicionadas anteriormente, também terá o histórico de edições deste concentrador e no botão ações será possível remover o concentrador se necessário. Na tela de editar também é possível verificar se o concentrador está conectando via API, testando a conexão através do botão "Testar Conexão", e ainda tem o botão "Alterar usuário/senha" caso necessário.

4.O ícone da flecha que sinaliza download tem como finalidade exportar as informações para arquivos CSV, PDF, HTML e JSON;

5. No botão "Aa" é possível aumentar as letras (para voltar ao tamanho normal é só continuar clicando até voltar ao original);

6. No botão onde aparece "15" é possível selecionar quantos registros quer que apareça na página.

 

 

 Em caso de dúvidas ou problemas, não hesite em contatar nosso suporte. Estamos aqui para ajudar!

Agradecemos por utilizar nossa documentação!