Central de Ajuda Quaza Provedores

Homologação Pix Dinâmico

 

Neste manual vamos demonstrar como homologar a cobrança de Pix Dinâmico com o sistema Quaza.

 

1º - Precisará do certificado .pem e .key do cliente (Sicoob PIX aceita também a "Chave Secreta" pra substituir o .key.), segue abaixo explicação de como extrair:

  1. Antes de tudo, é necessário ter o seu certificado A1 e o OpenSSL instalado.
  2. Abra o Prompt de Comando;
  3. Como extrair a chave pública: pode ser extraída do arquivo PFX como um arquivo .pem ou .crt. Comando para extrair o certificado (chave pública): openssl pkcs12 -in arquivo.pfx -clcerts -nokeys -out certificado.pem (O comando irá solicitar a senha do arquivo PFX e, em seguida, irá gerar um arquivo certificado.pem que contém o certificado público.)
    Obs: arquivo.pfx: Substitua com o caminho do seu arquivo PFX. certificado.pem: O arquivo de saída contendo a chave pública, geralmente no formato PEM. 
  4. Como extrair a chave privada: é extraída do arquivo PFX e geralmente é salva em um arquivo .key. Comando para extrair a chave privada: openssl pkcs12 -in arquivo.pfx -nocerts -out chave.key (Esse comando também pedirá a senha do arquivo PFX e, após isso, irá gerar o arquivo chave.key.
    Obs: arquivo.pfx: O caminho do arquivo PFX. chave.key: O arquivo de saída contendo a chave privada no formato PEM.

Bancos que temos parceria e podemos usar o nosso certificado da Quaza: Banco do Brasil, Sicredi e Sicoob;

 

2º - A "Chave Principal" deve ser gerada no app do banco, através da opção "serviços", caso já tenha uma poderá utilizar, pois ao gerar uma nova a antiga deixará de funcionar.

 

3º -  Na carteira modelo precisa ter uma chave pix, para adicionar acesse Menu > Carteira de cobrança > Configurações para cobranças > Clique em editar na opção do pix dinâmico > Aba principal > Campo Chave Pix, conforme imagem abaixo:

Para saber mais sobre como fazer o cadastro da carteira de cobrança no sistema Quaza acesse a nossa documentação Explicação da tela Carteira de Cobrança.

 

4º - Para habilitar o pix dinâmico para o Sicredi, além de configurar a carteira, é necessário solicitar ao gerente de conta que habilite a API Cobrança PIX para a conta do cliente, sem essa liberação não gera cobrança PIX;

 

ATENÇÃO:

 

Os valores de tarifas (registro e baixa) são estipulados pela plataforma de pagamento e o Provedor deve estar ciente das tarifas cobradas, em caso de dúvidas deverá entrar em contato como o banco. Bem como, ciente de que o valor do boleto (tarifa) quando é pago por pix pode ser diferente do pago por código de barras.

 

 

Em caso de dúvidas ou problemas, não hesite em contatar nosso suporte. Estamos aqui para ajudar!

Agradecemos por utilizar nossa documentação!