Central de Ajuda Quaza Provedores

Onde encontro os arquivos de remessa das notas, e como transmito os arquivos para a SEFAZ

Neste tutorial, vamos te mostrar onde você encontra, dentro do sistema Quaza Provedores, os arquivos de remessa de NFE21/22.

 

OBS.: Se todos os cadastros dos seus clientes estiverem corretos, o sistema vai gerar esse arquivo dia 1º de cada mês. Caso você tenha colocado um CPF errado, por exemplo, o sistema não fará a geração dos arquivos, e quando você clicar em gerar remessa, no botão verde no canto superior da tela, ele vai te mostrar qual cliente tem problema no cadastro, e qual campo você precisa ajustar. Neste tutorial, vamos seguir à partir do caso do sistema ter gerado automaticamente os arquivos.

OBS.2: Normalmente o provedor é responsável por fazer o download desse arquivo e enviar para a Contabilidade, para que eles façam o processo de transmissão dos dados para a Sefaz. Caso esse seja o seu caso, fique atento apenas aos primeiros passos. Caso você seja o responsável por validar suas próprias notas, siga as instruções até o fim.

OBS.3: Frequentemente a Sefaz atualiza os softwares utilizados para transmissão dos dados, então garanta que você sempre estará utilizando as versões mais recentes dos programas, caso contrário, você poderá enfrentar dificuldade nesse processo.

Até a construção deste material, você tem acesso aos programas atualizados clicando aqui .

 

1º Para acessar os arquivos de remessa siga os passos abaixo:

Acesse: Menu > Fiscal > Remessa NFe21

Exporte os dados: Clique em "Baixar" > O navegador faz download automaticamente. Baixe os três arquivos, Mestre, Item e destinatário.

 

2º Com os três arquivos baixados, o Mestre, o Item e o Destinatário, comece o processo de validação dos arquivos.

Recomendamos fortemente que você organize uma pasta em seu computador com todos os arquivos de notas, separados por meses. Dessa forma você sempre terá acesso facilitado a esses documentos. 

Agora, abra o programa "Validador" > Clique no ícone 1 para abrir o arquivo "Identificação" > Com o arquivo aberto clique ícone 2 para validar arquivo.

A primeira coisa a se fazer é preencher os campos, com os dados do seu provedor. Após o preenchimento de todos os dados, clique no disquete, entre os ícones destacados na imagem acima. Esse disquete vai salvar o seu arquivo de identificação, com extensão .ini, dessa forma, da próxima vez que você acessar o programa, basta você clicar no ícone número 1, selecionar o arquivo e pronto. Pode seguir para a o próximo passo.

 

2º Clique no ícone 2 e abra o arquivo "Mestre" > Com o arquivo aberto clique em "Validar Arquivo" > Confira se os dados apresentados estão corretos > Clique no ícone 2 e gere o arquivo de controle > Sair 

Como na imagem abaixo

 

3º Abra o programa "Gerador TED" > Clique no ícone 1 e abra o arquivo "Controle", que o programa "Validador" gerou anteriormente > confira se os dados apresentados estão corretos > Em seguida clique no ícone 2 e gere a mídia para o TED.

Nesse momento o sistema da Sefaz lhe apresentará a validação dos dados, exibindo uma lista de advertências e erros. Você pode ignorar as Advertências, mas caso veja algum erro, você precisa identificar o erro e refazer o processo. Caso precise de auxílio, entre em contato com o suporte da Quaza.

Clique em "Validar" (2º) > Selecione o seu Certificado Digital > Em seguida clique em "Gerar Mídia" > Clique em "Sim" > Feche

 

4º Por fim, com os arquivos gerados, você pode fazer a transmissão para a Sefaz. Para isso siga as instruções abaixo:

Abra o programa "TED" > Clique em Configurar, defina os e-mails de Remetente, confirme e escolha em qual pasta quer salvar. 

 

5º Em seguida vá até a aba "Enviar", clique no botão "..."  selecione o arquivo > Clique no botão "Enviar"

Caso queira realizar a impressão do documento clique em "Imprimir" e salve o seu comprovante. Guarde-o bem!

 

6º  Após finalizar a transmissão dos documentos salve o comprovante de envio e encaminhe para sua contabilidade.

 

Ainda tem baixar os arquivos de remessa e fazer a transmissão para a SEFAZ?