Central de Ajuda Quaza Provedores

Cadastrar carteira de cobrança

Nesse tutorial vamos te mostrar como você pode configurar uma nova carteira de cobrança no Quaza Provedores!

 

Obs.: Lembre-se que o processo de homologação de uma carteira, seja ela bancária ou via Gateway de pagamento vai além do cadastro da cobrança no sistema. Em caso de dúvidas sobre Homologações Bancárias, entre em contato com a Quaza Tecnologia.

A carteira de cobrança é a forma como o Provedor define as maneiras de recebimento de valores e ainda com quais instituições bancárias ele fará a emissão dos débitos para os seus clientes.  Para realizar o processo de criação e configuração de uma nova carteira, siga os passos abaixo:

 

1º Menu > Controle Financeiro > Adicionar carteira de cobrança

 

2º Após clicar no local indicado na imagem acima "Adicionar carteira de cobrança" você verá a tela abaixo:

Inicie o cadastro pela aba "Principal", nela você encontra campos para preenchimento dos dados da careira e do provedor.

No campo "Descrição" dê um nome de fácil identificação, e diferente das demais carteiras já cadastradas.

Já no campo "Endereço" preencha com os dados do seu provedor;

 

3º Finalizado o cadastro da aba "Principal" vá agora para a aba "Banco"

Nessa tela, você deve realizar o preenchimento de acordo com a carteira que está sendo criada, cada banco tem informações diferentes. Nem todo banco tem o campo "Variação da Carteira", por exemplo.

Nossa recomendação é que você entre em contato com o seu banco e solicite as informações da sua conta, para posterior preenchimento no sistema.

 

4º Finalizada a etapa anterior, avance para a aba "Forma de liquidação" e cadastre as formas de liquidação.

Forma de liquidação são as formas que o provedor irá usar para receber de forma manual ou realizar pagamentos com esta carteira. Para cada forma de liquidação, é obrigatório somente os campos da descrição e da forma de pagamento;

Ao clicar em "Adicionar", você verá a tela abaixo. Realize o cadastro completo e clique em "Gravar forma de liquidação" 

  • Descrição: Dê uma descrição clara e objetiva para as formas de pagamento. Bons exemplos são: Dinheiro, Cartão e Pix;
  • Contas para recebimento: Aqui você pode definir para quais contas contábeis os valores recebidos irão, para capital, juros e multa e desconto;
  • Contas para pagamento: Aqui você pode definir em quais contas contábeis os valores irão constar, como para capital, juros e multa e desconto.

 

5º Finalizado o cadastro das formas de liquidação, avance para a aba "Configurações para cobranças", conforme imagem abaixo, em seguida clique em "Adicionar"

Configuração para cobranças são as formas que o provedor irá usar para fazer cobranças com esta carteira;

 

Ao clicar em adicionar, você verá a tela abaixo. Na aba "Principal", você deve preencher/configurar a carteira com informações como "Adicionar tarifa no boleto", a "Situação" da carteira e se a tarifa do boleto deve ou não constar no boleto. Em caso de dúvidas, não deixe de contatar a Quaza para receber mais instruções.

Habitue-se a sempre que disponível, já preencher as contas contábeis que receberão os valores das transações. Você verá essa possibilidade em diversas telas do sistema. Lembre-se que quanto melhor você configurar o sistema, melhor será a qualidade dos seus relatórios contábeis.

 

Na tela seguinte, "Juros/Multa", você deve cadastrar conforme a configuração utilizada no banco. Aqui você também define se haverá protesto em caso de inadimplência e prazo para aplicação da multa, por exemplo.

 

Na próxima tela, "Instrução", você pode preencher com algumas informações que deseja que constem no boleto, por exemplo.

Uma sugestão de instrução é: "O não pagamento desta fatura implicará na suspensão dos serviços no 10º dia após o vencimento. A reativação ocorrerá em até 24 horas após a compensação do débito. A apresentação do ultimo recibo não quita débitos anteriores"

OBS.: Evite colocar instruções muito extensas, isso poderá gerar erros na impressão do boleto. Alguns bancos permitem poucos caracteres nas instruções. Cuidado!

 

Na aba seguinte, "Gateway", você consegue preencher com as informações de Gateway de pagamento, se for o caso. As chaves de integração da aplicação estão disponíveis dentro da plataforma do gateway, e devem ser copiadas para o sistema.

 

6º Na penúltima aba temos as "Movimentações" da carteira, separadas por dia. Ao clicar na lupa, você poderá acompanhar todas as movimentações realizadas na carteira, tanto entradas quanto saídas. 

 

7º Na última aba temos o "Histórico" podemos visualizar as alterações que foram realizadas na carteira.

 

Configurada a carteira, ela já pode ser homologada junto á instituição financeira ou então ser utilizada para movimentações dentro do sistema.

 

ATENÇÃO!

1º - Configuração  necessária  para todas operações financeiras;

 2º -  É necessário ressaltar a importância de usar  Descrições diferentes e claras para cada Carteira, Forma de liquidação e Configuração  de cobrança, evitando confusões, dúvidas e erros em operações futuras onde os usuários tenham que escolher  qual será a forma de cobrança ou pagamento usada e de qual carteira.

 3º -  Os itens dentro da aba “Banco” só podem ser definidos e alterados enquanto a  carteira não estiver em uso, caso contrário ficam  bloqueados  para edição;

 4º -  O botão "Migrar clientes"  não cria  uma nova configuração para cobrança, a nova configuração  deve ser criada antes  de realizar a migração;

 5º -  Muitos sistemas chamam este cadastro de “Caixa”.

 

_________________________________________

 

Ficou com dúvida de como realizar a configuração Carteira de Cobrança?